sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Outono, a Cigarra e a Formiga, Branca de Neve, Saci-Perere...


Eh interessante observar aqui a diferenca no clima de quando cheguei - maior calor dos infernos, veraozao mesmo - e agora, que ja eh outono. O meu host tinha me dito que, apesar do outono comecar so no final de setembro, o tempo ja comecava a mudar no feriado do Labor Day (6 de Setembro). E realmente, no dia 6 de Setembro ja percebi em ventinho "sao-carlense" por aqui, nada mais daquele tempo abafado, que qq coisa vc ja ta suando! Ai fui pesquisar e descobri que realmente o labor Day eh considerado como o final simbolico do verao. Eh bem perceptivel a mudanca das estacoes...as folhas estao caindo loucamente, loucamente mesmo! Vc anda no quintal e, se estiver ventando, prepare-se ganhar um banho de folhas! (Mais uma vez, aaaah se nao fossem os imigrantes cortando grama e "espantando" as folhas secas das areas bonitas da casa, ne? Outro dia ate assustei, tava na cozinha fazendo cafe a tarde e de repente olhei e tinha QUATRO caras no quintal aspirando as folhas! Aspirando ou empurrando pra onde ficam as arvores, nao sei!)

Bom, estava eu filosofando com meus botoes sobre a mudanca das estacoes, que eh bem interessante observar a diferenca mesmo entre elas, e dai lembrei da fabula "A cigarra e a formiga", que fala da cigarra folgada que nao guardou comida pro inverno e depois ficou se lamentando. Ai fiquei meio triste, pq me dei conta que muitas (sera a maioria?) das coisas que nos brasileiros aprendemos na infancia (e que passam a ser referencias na idade adulta) nao sao la a nossa verdade, e sim a verdade do hemisferio norte.

Onde eh que ja se viu a gente simbolizar o inverno com neve, se no Brasil nao neva? Sempre tive essa opiniao, tal, aquela coisa da gente questionar se o nosso papai noel nao deveria vestir sunga e oculos de sol, alem da suspeita dele ter sido criado pela Coca-Cola, que muita gente diz que sim, muita gente diz que nao... mas eh diferente e triste, digamos, sentir isso na pele (na pele mesmo ne, ta esfriaaaando!haha). Sentir o quanto somos aculturados. Sentir o quanto o Saci-Perere faz muito mais sentido que a Branca de Neve pra gente, mas a gente nao da o devido valor!

2 comentários:

  1. Oh, mas vamos combinar que p/ uma menina de 3 anos a Cinderela eh mt mais interessante que o Curupira??? Acho que deveriamos criar uns personagens folcloricos mais interessantes, nao???
    auhaiuahaiuhaiuhaiuhaiuahiauh
    a menina que soh usa biquini ( por causa do calor braisleiro, enfim..) a loka...pirei!

    ResponderExcluir
  2. ahahhaha Jaque, imagina, "A lenda da menina que so usa biquini", hahahahahhahahahhaha

    ResponderExcluir