terça-feira, 26 de outubro de 2010

Word of the day!


Afinal, sou professora e sinto falta de dar aulas para meus queridos alunos ne...(brega esse "queridos", mas muito verdadeiro!)

Todos sabem que vim pra ca para conhecer a cultura e para"get to know better" o tao falado everyday English (esse "falado" pode dar margem a ambiguidades aqui, hein! Mas os letrandos vao saber do que estou falando! Eh mto famoso mesmo o tal do everyday English nos seminarios e congressos que frequentamos...). Estou achando que a cultura, como me disse o cara do consulado com quem fiz a entrevista do visto, "is not thaaat interesting", sei la... o modo de viver deles, todo sistematico, me irrita um pouco (as vezes MUITO!)...mas, isso eh assunto para outro post...hoje quero falar do everyday English, e a palavra do dia eh: ANXIOUS

Pq? Pq hoje cedo fui levar as kids pra escola, de onde elas sairiam para um passeio no Botanical Garden de NYC...elas nem dormiram direito, estavam suuuuuuper ansiosas. Ok, cheguei em casa e comentei isso com o host - "They are so anxious for the field trip!". Nisso, ele me corrigiu, dizendo "Excited, not anxious. They are excited for the trip"

Bom, ai ele me explicou o seguinte:
ANXIOUS = sentido negativo, por ex; "I'm anxious for the exam I have tomorrow"
EXCITED = sentido positivo - "I'm excited for my trip"

Fui olhar em alguns dicionarios online...em alguns aparecem os dois sentidos como possiveis para "anxious", em alguns so o sentido negativo... sei la, interessante saber como isso funciona na pratica (pelo menos na pratica do meu host ne, haha)... Por isso adoro ser corrigida, peco mesmo pra ele me corrigir sempre que precisar...e ai me pego pensando nos meus objetivos aqui, eh mto bom sentir que eles estao sendo alcancados! Senti meu listening melhorar bastante, por ex...e consequentemente o meu speaking ne...to feliz por isso!

3 comentários:

  1. Ah q bonitinha!!! Eu tbem, fiquei mto feliz com os resultados. Embora não tenha estudado nada (qto mais ociosa, mais ociosa) e falado bastante portugues com a brasileirada, tbém acho q melhorei mto. Principalmente o listen - claro, sempre na perspectiva de alguem que fez Letras portugues/espanhol, né hauhauahau
    Mas fico tão orgulhosa de entender as criancinhas, pq, fala a verdade, não é pra qualquer um não.
    Minha pequena falando "ol bella" e eu sabendo q era: "All better"
    Tão fofa... ai meu deus, já tá me dando saudade ... vou ficar anxious daqui a pouco e com o duplo sentido!

    ResponderExcluir
  2. hahahah, gostei do coment, Valeria!Essa coisa do ocio, meldels, nao me conformo em ter tanto tempom livre as vezes e nao fazer nada de util nele!
    Bom, mto agradavel mesmo ver os goals sendo alcancados ne...e as kids, realmente, eu vivo tentando adivinhar o que elas falam...as minhas as vezes falam "aminal" ao inves de "animal", haha, que fofas!
    E vc hein, countdown ja...ai ai ai!

    ResponderExcluir
  3. Ainnn Adorei o post! Sei bem o que quer dizer quando se refere ao inglês falado. Meu objetivo em querer ser aupair, tendo estudado inglês há 14 anos, e sendo professora de inglês em cursos de conversação há 7 anos, é exatamente aprender o inglês do dia a dia. O everyday english que vc citou. Por mais que já sejamos fluentes no idioma, nada como a Experiência no país da língua estudada para nos ensinar realmente.
    Embarcarei dia 20/02 agora.Vou morar em Connecticut. Estou te seguindo...=) Beijos!=****

    ResponderExcluir